Você usa muito a usa internet 3G? Saiba que em breve será lançada a 5G

Reprodução: Google

A T-Mobile é a 3ª maior provedora de rede sem fio dos Estados Unidos e informou no começo de maio (2) que planeja lançar a tecnologia 5G no país no ano de 2019: a meta é ter a cobertura em todo território 2 anos após o lançamento.

As novas redes devem acelerar a velocidade da conexão em até 100 vezes na comparação com a tecnologia anterior, 4G, que tem o potencial de conectar, ao menos, 100 bilhões de dispositivos com capacidade de download de 10 gigabytes por segundo.

As rivais da T-Mobile, como a Verizon Communications e a AT&T já estão próximas de adotar a nova tecnologia. Inclusive, a AT&T lançou uma versão de teste em dezembro passado, enquanto a Verizon planeja oferecer a rede para clientes em 11 cidades americanas até final de junho.

Reprodução: Google

Entenda o que é a Tecnologia 3G

É um termo que diz respeito à celulares e internet móvel. Ela aprimora as transmissões de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão e recursos como videochamadas, transmissão de sinal de televisão e outros serviços.

Para compreender melhor, lembre que a tecnologia de rádio foi a que surgiu primeiro nos anos 80, nos Estados Unidos, com o lançamento do AMPS (Advanced Mobile Phone Service), por ser considerada a 1ª geração móvel, recebeu o apelido de 1G.

Depois, a 2ª geração, 2G, surgiu na década de 90, quando as operadoras móveis implantaram dois padrões concorrentes de sinal digital para voz: o GSM (Global System for Mobile Communications) e o CDMA (Code Division Multiple Access). Nesse período surgiu os celular no Brasil.

Por fim, o 3G, que a geração mais usada nos dias atuais por aqui. Foi criada em 1999 o IMT-2000 pela União Internacional de Comunicações (UIT) e tinha o objetivo de facilitar o crescimento, aumentar a banda e dar suporte à aplicações diversas.

Depois, as operadoras fariam melhorias em suas redes e estabeleceriam as tecnologias atualizadas, como 3GPP e a 3GPP2.

A tecnologia 4G já funciona bem no Brasil e chegou aqui em 2013, com uma licitação da Anatel. As metas para essa tecnologia é dados que tenha transmissão de 100 Mpbs e para isso, usa a transmissão OFDMA.

Com informações do G1

Comente!

comentário