Você Sabe como Surgiu a Boneca mais Famosa do Mundo? Descubra a história da Barbie

Reprodução: Google

A Boneca Barbie surgiu nos Estados Unidos, mas a inspiração veio da Alemanha no início da década de 50, quando o jornal alemão Bild publicava suas edições com pequenas histórias em banda desenhadas, chamadas Bild-Lilli, na qual a personagem era feminina e se chamava Lilli.

O autor, Reinhard Beuthien fez tanto sucesso que em 1955, a empresa O&M Hausser chegou a fabricar mais de 130 mil exemplares.

Nessa época, Ruth e Elliot Handler eram os donos da fábrica de brinquedos e das casas das bonecas, chamada Mattel. Durante uma viagem à Europa, o casal comprou uma Lilli para dar à filha. A menina sempre mudava o aspecto da boneca, com roupas feitas de papel.

Chloe tornou-se Garota Propaganda de uma Marca Brasileira…

Essa observação feita pelo casal levou-os à criar um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, mas que servisse para uma nova brincadeira, a de mudar as roupas da boneca. Assim, nasceu a irmã da Lilli, batizada de Barbie, em homenagem à filha do Casal, cujo nome era Barbara.

O lançamento público foi em 9 de março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque. Dessa forma, a Mattel começou a produzir as bonecas Barbie, que no 1º ano tinha um valor de 3 dólares cada.

Com isso, os criadores da Lilli se sentiram lesados já que sua criação havia sido copiada. Então, a Mattel aceitou pagar uma indenização aos direitos de imagens à O&M Hausser.

Depois, em 1961, nasceu o namorado oficial da boneca, o Ken, que também foi inspirado em um filho do casal, que na vida real é irmão da Barbara.

Reprodução: Google

Atualmente, a boneca parece ter sofrido a crise da meia-idade já que as vendas tem caído representativamente. Alguns críticos dizem que é pelo aspecto corporal, já que a boneca tem um físico formado por pernas longas, lábios finos, seios carnudos e medidas “perfeitas” que se transformam em sonhos das meninas, que deixam de se alimentar para ficar igual à ela.

Outro analistas afirmam que a queda é devido às fortes concorrentes, que tem sempre algum aspecto em vantagem, seja nos modelos ou nos valores.

Com informações da OrigemdasCoisas

Comente!

comentário