Você é um estudante ousado? Então, vá para a Rússia

Reprodução: Google
Misis é a abreviação para Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia, que fica em Moscou, na Rússia. Lá está acontecendo o “Projeto 5-100”, sigla que resume o objetivo do governo de inserir as universidades russas no topo do ranking mundial na área de pesquisa.

Em um dos projetos do Misis, há o convite para estudantes estrangeiros, com programas de Mestrados em inglês. Nessa lista, está materiais e pesquisas sobre energia solar, nanomateriais inorgânicos, comunicações e relações públicas internacionais, além do desenvolvimento de software e design aplicado e engenharia avançada de materiais metálicos.

Isso acontece porque o sistema universitário do país sofreu com o fim da União Soviética e assim perdeu professores, pesquisadores e alunos, ditos, arrojados. Sem recursos, a situação se agravou e para se adequar à um mundo cientifico, o país tem apostado nos centros de pesquisas. E, nos últimos anos, o governo está em busca de novos caminhos e de novos estudantes, mesmo que eles estejam ao redor do mundo.

Para a reitora da Universidade, Alevtina Chernikova, a integração entre empresas no desenvolvimento de pesquisas é importante para o financiamento das atividades. Ela já tem mais de 100 publicações em mais de 90 títulos acadêmicos e aposta em um modelo de financiamento duplo, onde o poder público aporte os recursos privados.

Reprodução: Google

Um dos polos de investimentos é o centro de protótipos industriais, liderado por Vladimir Prizhkov e em 2012, o projeto contou com a construção de um centro de pesquisa, que foi concluído em 2016 e conta com uma série de máquinas de ultraprecisão. Daí, uma das pesquisas conduz a produção de assentos para aeronaves espaciais russas, que tem que ser uma peça perfeita e anatômica, explica o líder.

Se você tem aptidão no inglês e quer investir sua carreira profissional em um mestrado na Rússia, essa é a sua chance. Conforme está no site da instituição, você também fazer apenas um “teste” e ficar na Universidade por nada mais do que 6 meses. Todos os cursos disponíveis, assim como outras informações importantes, estão no site.

Leia Também:

10 Profissões que você nunca imaginou que existiria… Mas existem!

Com informações da UOL

Comente!

comentário