Tudo o que você precisa saber sobre a Bandeira do Brasil

Reprodução: Google

Ela é quase inteiramente verde e amarela, mas tem também as partes azuis. Seja em momentos de luta ou de glória, são essas as cores que nos representa – como bons brasileiros que somos. No entanto, mesmo que ela seja bastante comum (e quase todos os reconheçam), infelizmente, não sabemos muito sobre ela.

Neste artigo, selecionamos algumas informações valiosas sobre a bandeira nacional. Confira!

A Criação da Bandeira

A Bandeira do Brasil, como é utilizada até hoje foi criada em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República. A arte é do pintor Décio Villares a partir do projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

A inspiração da bandeira baseou-se também naquela que já era utilizada anteriormente no Império, que foi desenhada em 1822.

As Cores da Bandeira

O verde representa as matas, o amarelo é visto como minérios e o azul é o céu, sendo que o branco é paz. Certo? Na verdade, não. Apesar de ter ganhado essa representatividade com o tempo, a verdade é que o verde representa a Casa de Bragança (família real portuguesa) e o amarelo tem a ver com os Habsburgos (família da Imperatriz Leopoldina).

O Círculo da Bandeira

O círculo azul que preenche a bandeira foi desenhado por Décio Villares e é uma representação do céu, lembrando o dia da Proclamação da República. Apesar de ter a inspiração as estrelas, a geometria foi criada para desenhar uma harmonia e não representar de forma fiel o céu.

As Estrelas da Bandeira

A constelação escolhida está disposta de forma invertida, ou seja, não é como vemos o céu, e sim como estivéssemos olhando em um espelho. Conforme a lei 5.700/1971, elas estão “como vistas por um observador situado fora da esfera celeste”.

O Lema da Bandeira

Ordem e Progresso” é inspirado na filosofia positivista de Augusto Comte. Na verdade, esse é apenas um recorte da frase total, que diz: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. Curiosidade: há um projeto de lei na Câmara dos Deputados (PL 2.179/2003) que quer mudar a frase para “Amor, Ordem e Progresso”.

A Primeira Versão da Bandeira

Reprodução: Google

Rui Barbosa propôs uma nova bandeira após a proclamação da República, conforme desenhos dos Estados Unidos.

O modelo foi usado por apenas quatro dias, quando foi mudado para a versão atual. Mesmo assim, a bandeira abandonada serviu de base para outros símbolos estaduais, como a bandeira de Goiás, Sergipe e Piauí.

Com informações do fatosdesconhecidos

Comente!

comentário