Quem é Joesley Batista, delator da Operação Lava Jato que foi a principal notícia dos últimos dias?

Reprodução: Google
É o dono do Grupo JBS! Essa é a resposta que mais se ouve ao falar de Joesley Batista. O cara que gravou uma entrevista com o atual presidente Michel Temer e entregou à Procuradoria Geral da República (PGR)! É outra resposta muito comum.

Mas, quem é, de fato, Joesley Batista?

O empresário já era sim famoso, mas, com certeza, não tanto quanto tem sido nos últimos dias. E isso aconteceu porque ele decidiu entregar um áudio do Presidente Michel Temer que afirma que ele [presidente] teria dado o aval para comprar o silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha.

Todas essas informações foram divulgadas, inicialmente, por Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Enquanto a notícia corria no noticiário nacional, Joesley estava com a família em um apartamento que possuem em Nova York, em uma iniciativa que foi combinada com a Justiça, logo após a alegação de ameaças de morte.

Os 13 Melhores Lugares para Viajar em Julho (+IMAGENS)

Sobre o “poderoso” Joesley

Junto com os dois irmãos mais velhos (José Batista e Wesley), Joesley ganhou a vida carregando peças de carne e fazendo entregas em açougues de Brasília. Assim, cada um cuidava de um açougue do pai.

Em 1953, a expansão da Casa de Carnes Mineira nasceu em Anápolis, Goiás, pelo José Batista Sobrinho, chamado de Zé Mineiro, o pai dos irmãos, que teve a ideia de mudar o nome do açougue para Friboi, conforme sugestão de um cliente.

Em 1991, Wesley e Joesley viram os negócios crescer com a rede de açougues. Porém, foram ao avesso das grandes empresas: não abriram unidades próprias, eles incorporavam o caixa e adquiriam grandes concorrentes, que julgavam ser mal administrados.

Tanto é que no começo de 2000 já eram donos do Anglo, Bordon e Swift Armour, grandes conglomerados de carne mundiais.

Assim, a Friboi virou a JBS, em 2007, com a abertura de capital na bolsa de valores.

Reprodução: Google

Quanto à justiça, a JBS tornou-se suspeita de participar de esquemas ilegais, o que resultou na saída de Joesley do conselho de administração. Em maio, ambos os irmãos foram proibidos de fazer qualquer mudança estrutural nas empresas que tinham.

A outra parte da história ainda não foi revelada, mas com a delação, novas informações devem surgir o mais breve possível. E tudo isso você vai poder acompanhar aqui, no Diário do Mundo!

Com informações da Exame

Comente!

comentário