As Origens das 5 Principais Brincadeiras de Rua da década de 90

Reprodução: Google

Sim, nós descobrimos as origens daquelas brincadeiras que vão ficar para sempre guardadas na nossa memória, tais como o esconde-esconde, pega-pega ou soltar pipa. Essas brincadeiras, até então, eram passadas de geração em geração, mas com o advento foram substituídas por aplicativos e jogos eletrônicos.

Claro que a violência e a falta de segurança em todas as cidades brasileiras impulsionaram tal extinção. Mas isso é assunto para um próximo artigo.

O que vamos falar hoje é sobre a origem dessas brincadeiras. Pode ser que você saiba que a maior parte delas vieram da Europa, onde as ruas são mais desertas… Mas, o que mais sabe? Se não sabe nada, acompanhe esse artigo!

1 – Esconde-Esconde

Nasceu na Europa do século 18 e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. O jogo é simples: uma pessoa fecha os olhos e conta até certo número, depois precisa encontrar os outros participantes, que, teoricamente, devem estar escondidos.

Reprodução: Google

2 – Pega- Pega

Foi criada na Holanda, no ano de 1830 e logo se tornou popular em todo continente europeu. De modo geral, os grupos se dividem entre os que vão capturar e os que precisam fugir. Quem for tocado pelo capturador, tona-se um pegador, também.

3 – Pular Corda

A origem até hoje é desconhecida, mas a crença é a de que os indígenas tenham criado a brincadeira. No jogo, os participantes seguram as 2 pontas de uma corda e batem em círculo, de forma ritmada enquanto que os outros participantes pulam entre as batidas.

4 – Escravos de Jó

Foi criada na África, mas tornou-se muito mais popular no Brasil. O jogo chegou aqui durante as grandes navegações que trouxeram os escravos e a diversão é: todos sentam em círculo e cada um fica com uma pedrinha na mão e outro objeto pequeno na outra mão, que será passado de um integrante para outro em coreografia, seguindo o ritmo da música.

12 Filmes da Disney que ensinam as Crianças a cuida do meio ambiente

5 – Queimada

Nasceu na Colômbia, mas foi nos Estados Unidos que ganhou maior popularidade ao ser chamada de “Dodgeball”. Basta dividir o campo em 2 partes e definir os grupos. Depois, um lançador atira a bola em direção à um dos jogadores do outro time, se for atingido, ele estará fora do jogo.

Com informações do ovanguardista

Comente!

comentário