A História dos Relógios: 6 Tipos de Medidores de Tempo Usados durante A Vida Humana – Parte 2

Reprodução: Google
Se você leu A História dos Relógios: 6 Tipos de Medidores de Tempo Usados durante A Vida Humana – Parte 1, já conheceu os dois mais antigos de relógios conhecidos: o Relógio de Sol e o Relógio de Água. Agora, nessa 2ª parte, vamos apresentar outros 4 modelos até chegarmos no nosso relógio atual.

3 – Relógio de Areia: Ou, como é ainda mais conhecido: Ampulheta. É um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituído por duas ambulas transparentes que se comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para outra.

Frequentemente era usado em navios, em igrejas e em telefonemas, que servia em locais que precisavam contar o tempo dispendido em uma chamada. Foi muito usado também para simbolizar a transitoriedade da vida. A morte, por exemplo, é muitas vezes apresentada como um esqueleto com uma foice em uma das mãos e uma ampulheta em outra.

4 – Relógio de Bolso: É um pouco mais recente e foi criado em 1500 por Pedro Henlein, em Nuremberg. Na época foi apelidado de “Ovo de Nuremberg” e era todo de ferro, com corda para quarenta horas e percursor da “Mola Espiral”.

Era constituído ainda por um indicador e por um complexo de mecanismo para badalar. Foi o acelerador para diversas invenções, principalmente na Europa.

5 – Relógio de Pulso: Enquanto o relógio de bolso era símbolo da alta aristocracia, o relógio de pulso, inventado pela empresa Patek Philippe no final do século XIX, deram popularização ao objeto ainda que fossem feitos apenas sob encomenda. Erroneamente, vale dizer, o Relógio de Pulso é dito como inventor, mas muitas pesquisas provam que o fato não é verídico.

Isso aconteceu porque, em 1904, o piloto de avião ao ver as dificuldades de verificar as horas de voo com o relógio de bolso, solicitou ao amigo e joalheiro Louis Cartier, uma peça que ficasse sobre o pulso, o que facilitava a ação. No entanto, esses relógios já existiam e usados.

Reprodução: Google

6 – Relógio Digital: É um tipo de relógio que usa meios eletrônicos para controlar as horas, o que, normalmente é feito com uma pequena bateria de carga. Eles costumam ser pequenos, baratos e precisos e por isso são associados à todos os tipos de eletrônicos, como aparelhos de som, televisores, micro-ondas, entre outros.

Com informações do mundodosrelógios

Comente!

comentário