Entenda, de uma vez por todas, o que é e como funciona a Homeopatia

Reprodução: Google
É um tratamento de terapia que usa as mesmas substâncias que provocam os sintomas de doenças, como asma, depressão ou qualquer outra, sendo que o princípio desse tratamento é conhecimento como “semelhante cura semelhante”.

A homeopatia usa remédios naturais, sem que haja a composição química, o que diminui os efeitos colaterais nos pacientes.

Geralmente, as substâncias usadas na homeopatia são diluídas em água e estão adaptadas às condições físicas e emocionais de cada paciente, sendo que toda prescrição para esses medicamentos devem ser feitas por médicos especialistas.

A Homeopatia Funciona?

Ela foi criada por um médico formado em Medicina convencional, chamado Samuel Hahnemann, que tinha o único objetivo de curar os problemas físicos e psicológicos sem a necessidade de usar medicamentos químicos para tal.

Para ele, esses remédios químicos provocam muitos efeitos colaterais, essa foi a premissa.

Reprodução: Google

Assim, a Organização Mundial da Saúde libera a utilização da homeopatia para quase todas as doenças, porém desaprova o uso para doenças graves, como diarreia infantil, malária, câncer e Aids.

Isso porque, nestes casos, o tratamento deve ser mais ágil, conforme a organização.

Quando utilizar os homeopáticos?

As doenças ditas menos imediatas podem ser tratadas com homeopatia, tais como a Sinusite, a Gripe, a Tosse, a Depressão e o Excesso de peso.

O conselho é que sempre seja informado ao médico, já que, mesmo não contendo substancias químicas, alguns componentes desses remédios podem inibir a absorção de outros remédios.

Polêmica sobre os homeopáticos

Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, fizeram uma revisão em 110 testes clínicos que analisaram o efeito de produtos homeopáticos usados para tratamento de infecções respiratórias e dores pós-cirúrgicas.

A comparação foi a de que esses remédios têm efeitos parecidos com os placebos. Portanto, para esses pesquisadores, se esses remédios funcionam para algumas pessoas, a responsabilidade seria da mente do paciente e não do medicamento, propriamente dito.

O que as Unhas podem revelar sobre Você? Conheça 10 Sintomas

Para os defensores do uso, a explicação é que o individuo não carrega apenas uma doença, e sim um desequilíbrio que se manifesta em diferentes formas ao longo da vida, por isso, a homeopatia é importante – para restaurar os estágios no caminho da cura.

Tal motivo prova que o tratamento tem que ser feito de forma preventiva e curativa, ou seja, com isso, a Organização Mundial da Saúde não aconselha o uso para tratamentos imediatos, como dito acima.

Com informações do tuasaude, abril

Comente!

comentário