Os 10 Principais Benefícios do Consumo do Peixe para a Sua Saúde

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Um cardápio variado é o 1º passo para a criação de um hábito saudável. Os especialistas falam em “Prato Colorido”, que incluem fibras, legumes, carboidratos e proteínas. Quanto às proteínas a recomendação é, ao menos para os brasileiros, diminuir a quantidade de carne vermelha e aumentar a de peixes. Mas, porque será que os peixes são considerados alimentos tão saudáveis?

Além de serem alimentos de fácil digestão, eles podem melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias. Isso acontece, principalmente, por causa de um nutriente especifico, o famoso Ômega 3.

Os ácidos graxos ômega 3 ou ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico e o ácido docosa-hexaenoico, são ácidos carboxílicos poli-insaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles são chamados de “essenciais” porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras.

O indicado pelos especialistas é consumir peixe, ao menos, 2 vezes por semana. Claro que sempre que for possível evitar o peixe frito, melhor será, afinal, a fritura contém gorduras prejudiciais ao organismo. O conselho é apostar nos pratos grelhados, ensopados ou cozidos.

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Pensando nisso, separamos os 10 principais benefícios do peixe para a sua saúde!

  1. Fornece Nutrientes Vitais para o Corpo
  2. Reduz o Risco de Doenças Cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  3. Contém Nutrientes Essenciais na fase do Desenvolvimento
  4. Podem Aumentar a Massa Cinzenta e Proteger a Deterioração do Cérebro associada à Idade
  5. Ajuda a Prevenir e Combater a Depressão
  6. Reduz o Risco de Doenças Autoimunes, incluindo a diabetes do tipo I
  7. Pode Ajudar a Prevenir a Asma em Crianças
  8. Ajuda a Proteger a Visão nos Mais Velhos
  9. Melhora a Qualidade do Sono
  10. É delicioso e tem uma variação de pratos para serem preparados!

O Peixe e a Gravidez

Comer peixe na gravidez é saudável, no entanto, para as grávidas, a dica é dar preferencia ao prato confeccionado e nunca cru. Isso porque o cru é um alimento que se contamina facilmente, podendo provocar uma intoxicação alimentar. Outra recomendação é evitar peixes de couro, tais como bagre e o pintado, que também tem maior risco de contaminação por metais pesados, tal como mercúrio, que prejudica o desenvolvimento do bebê.

Com informações da TuaSaude e do Tudoporemail

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