Conectores de Celulares vão mudar… De novo!

Reprodução: Google

O Conector USB Tipo C vai se tornar o padrão da indústria dos smartphones! No último grande evento de tecnologia que aconteceu, o Mobile World Congress, em Barcelona na Espanha, foram lançados aparelhos apenas com essa nova tecnologia, entre eles, o G5 da LG, o Mi5 da Xiaomi e o novo pendrive da Sandisk, o ultra USB Tipo C.

O novo formato já havia sido formalizado em 2014 pela USB Implementers Forum , entidade que cuida do assunto e é formada pelas empresas HP, Intel, Microsoft e outras.

As 10 Maiores Empresas de Tecnologia de 2016

O que isso quer dizer? Que, com o tempo, você terá que abrir mão do seu bom e velho carregador micro USB. Isso vai acontecer, obviamente, quando você for adquirir um novo celular, seja Android ou Windows Phone.

Obs: Os iPhones contam com uma entrada diferente, fora do padrão, chamada lightning. No entanto, a Apple não descarta usar esse novo modelo, levando em conta que o MacBook lançado por último contém esse novo padrão.

Por que aconteceu essa nova mudança? Apesar de trazer consequências para ambos – tanto consumidor quanto fabricante – os especialistas afirmam que a mudança será positiva. Marcel Campos, da Asus, por exemplo, diz que a adoção vai melhorar o índice de reparo das entradas micro USB pelo mau uso, que são consideráveis.

A ideia, entre tantos objetivos, teve o foco de padronizar todos os micros USB. Sim, acredite, existem vários tipos de entradas dessa entrada: USB Tipo A, USB tipo B, Mini USB tipo A, Mini USB tipo B, Micro USB Tipo A e assim por diante.

Agora, o novo, o Tipo C, vai substituir todos os tamanhos existentes, o que cria uma única versão para o conector.

Reprodução: Google

Troca de Dados: A nova versão também traz essa vantagem. Agora, por ser compatível com o USB 3.1, a troca de dados é mais rápida e pode chegar à 10 Gbps, com 20 volts e saída de 5A. O Tipo C permite que os aparelhos conectados troquem energia entre si, ou seja, o seu smartphone poderá ser carregado com o tablet ve vice-versa.

Isso, levando em consideração que o Micro USB tem uma transferência de 480 Mb/s e suporte 5 volts, o que é considerado um padrão USB 2.0.

Com informações do iG

Comente!

comentário