A droga da procrastinação e como evita-la.

 

Procrastinação. Ah, essa palavra de 14 letras, e que todos querem tanto se distanciar. É só olhar na internet, e verá ver quantos “cursos, gurus e dicas” existem querendo te ensinar a parar de procrastinar.  É algo que beira ao absurdo por motivos claros:

O nível de procrastinação, e de falta de produtividade, de fato, é algo que varia de pessoa a pessoa. Algumas pessoas simplesmente “enrolam” mas entregam. Por exemplo, dependendo do meu trabalho, se eu terminar e entregar uma planilha extremamente complexa, em 3 horas, foi tudo certo e não houve procrastinação.

Enquanto que, se eu terminar 3 planilhas extremamente simples, nas mesmas 3 horas, eu posso ter procrastinado até ter sido “obrigado” a começar a trabalhar nas planilhas, e isso sim pode ser procrastinação. É tudo muito variável diante a função que é desempenhada, o contexto e o problema a ser resolvido, logo, não existe uma chave-mestra que resolva a procrastinação, e sim um mecanismo disciplinar (vou explicar abaixo)

 

Como dar um boost na sua produtividade (de verdade) e parar de procrastinar.

Vamos cortar a parte aqui aonde tentam te vender um curso genial para em, 10 passos, você ser mais produtivo. Ou aquele “guru” que vai mudar a sua vida para você ser mais focado, atento e nunca mais ser um grande procrastinador (não confundam com coaching, que é uma profissão séria, com objetivos, metas e ações reais). Vamos cortar isso tudo, e ir direto para uma das poucas coisas que é necessário para ser produtivo, e parar de procrastinar: disciplina.

Leia também!  7 Vantagens das Lâmpadas LEDs

Essa palavra pode parecer militar (e é), mas você já viu alguém dentro de um exército não sendo produtivo ou procrastinando? Acho que não, né?

Esqueça a instituição exército e foque apenas na disciplina militar. A disciplina militar é bem simples e fácil de ser entendida até por uma criança de 5 anos. O lema é: algo precisa ser feito, então esse algo SERÁ feito.

Veja bem, não é algo será feito “talvez” ou “se der” algo será feito. É algo PRECISA ser feito, então esse algo SERÁ feito.

Claro que falando parece simples, mas o condicionamento mental que você precisa para aumentar a sua produtividade, e evitar procrastinar é esse. Produtividade não tem a ver com quando foi feito, ou como foi feito. Tem a ver com FAZER algo, e ter EXCELÊNCIA nessa ação. Ponto final.

Dá próxima vez que precisa fazer algo, pense:

Esse algo vai me tomar tempo? Ok, mas precisa ser feito.

Esse algo vai ser chato?  Ok, mas precisa ser feito.

Leia também!  Mulheres com filhos dormem menos e perdem 5 horas de sono por semana

 

Te garanto que você será produtivo se seguir essa linha, e que a procrastinação não vai nem mais chegar perto de você.