As 5 Brincadeiras Mais Antigas Do Mundo

Reprodução: Google

Você já deve ter brincado de alguns jogos como esses. O seu pai também. E o seu avô, muito provavelmente. Essa é a parte boa da história. A parte ruim é que pode ser que seus filhos não tenham muito conhecimento sobre elas, devido ao entusiasmo com a tecnologia.

No entanto, dizem que relembrar é viver, então, separamos algumas das brincadeiras mais antigas do mundo e que, de alguma forma, ainda podem continuar fazendo sucesso, já que são brincadeiras populares e físicas, que envolvem a coletividade, entre tantos outros fatores.

1 – Cabra-Cega

Tem seus relatos lá dos anos 500 a.C. A tradicional brincadeira é feita quando uma pessoa tem os olhos vendados por um pedaço de papel e, assim, tem que encontrar outras pessoas que devem estar dentro de um espaço limitado.

Acredita-se que esse jogo tem tido sua origem na Dinastia Zhou, na China, ainda durante a Idade Média e a Era Vitoriana. Era considerada um divertimento aristocrático, que acontecia na Casa dos Tudor.

2 – Cara ou Coroa

Surgiu na Roma Antiga, chamado de navia aut caput, ou, na tradução “cara ou navio”, em referencia à moeda que trazia em um dos lados o rosto de um deus da mitologia, Janus e do outro, uma embarcação.

Sabe tudo sobre o filme “A Lagoa Azul”? Surpreenda-se com essas 5 Curiosidades!

Além de ser usado para escolher o campo antes de uma partida de futebol, nos dias atuais, também foi importante para resolver impasses nos EUA, em 1845, quando Asa Lovejoy e Francis Pettygrove decidiram o nome da nova cidade do estado de Oregon, chamada de Portland.

3 – Joquempô

Ou, para os mais novatos, Pedra, Papel e Tesoura, nome recebido por Sheldon Cooper, em The Big Bang Theory.

Os primeiros registrados da brincadeira está no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos de 206 a.C e 220 d.C.

4 – Par ou Ímpar

O jogo é uma variação da Morra, uma brincadeira da Roma Antiga, onde os participantes costumavam se reunir em roda e mostrar entre 0 e 5 dedos de uma das mãos. O desafio, então, era adivinhar a soma total da roda e ganhavam quem gritasse o número mais rápido. Isso há 200 anos a.C.

5 – Jogo da Velha

Reprodução: Google

A brincadeira é de 1 a.C e era usada para divertir as pessoas do Império Romano. Acredita-se que o jogo, cujo objetivo é completar primeiro a linha de 3 círculos ou em xis sequencial, tenha tido sua origem ainda antes disso.

Com informações da Abril

Comente!

comentário