3 Passos Simples para Falar Bem em Público

Reprodução: Google

Falar é um ato simples: é quando há uma comunicação verbal de linguagem entre os seres humanos – até onde sabemos. A presença da fala está cada vez mais presente no convívio entre as pessoas.

Mas, você já parou para pensar que existem inúmeras habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, tais como a aptidão de falar em público?

Com certeza, essa habilidade se destaca como uma das principais qualidades dos candidatos que têm interesse nas vagas em destaque, assim sendo, para ter sucesso na carreira é necessário que você apresente algumas ideias transmitindo-a de forma clara e objetiva.

Assim, pensando por esse lado, muitos profissionais que apresentam a “timidez” na hora de falar em público, como na apresentação de uma palestra ou em um projeto à sua equipe, acabam ficando em desvantagem frente aos concorrentes mais “extrovertidos”.

  • Mas, por que será que as pessoas têm tanto medo de falar em público?

Para responder à essa pergunta e te ajudar a melhorar suas habilidades em falar em público, elaboramos este artigo com apenas 3 dicas para você ter sucesso nas apresentações em público e falar com total segurança. Confira agora!

1 – Preparação com antecedência

  • Ninguém nasce sabendo falar em público!
  • Portanto, o maior segredo é o treino!

Você é uma pessoa que tem bom Senso de Humor? Confira a resposta com esses 6 Sinais

Se você precisa falar em público, mesmo que já tenha alguma aptidão, você tem que treinar sozinho, em frente de espelhos ou gravar as suas falas, o que é muito importante para conseguir corrigir os erros.

Outra dica importante é você saber o máximo do assunto que você vai falar.

Claro que nem sempre isso é possível, dependendo do tema, do tempo de estudo e do conhecimento geral.

Mas, se puder usar isso à seu favor, você com certeza estará mais seguro na hora de falar em público e vai conseguir atingir um bom nível de espontaneidade com as pessoas.

2 – Manter a Naturalidade

A naturalidade é o melhor caminho a ser seguido, pois é considerada a melhor regra da comunicação.

Se você não transmitir as informações com certa naturalidade, você vai fazer com que os ouvintes não tenham uma segurança em você, então, o ideal é se comportar de forma natural e espontânea, mesmo que o conhecimento sobre o tem seja o mínimo possível.

Reprodução: Google

Lembre-se da dica anterior e treine para evitar erros durante a sua apresentação, pois as pessoas que estão te assistindo vão se sentir seguras  na mensagem que você quer transmitir e, além disso, você também sentirá mais seguro e suas apresentações serão eficientes.

3 – Usar um Roteiro como apoio

As pessoas têm mania de memorizar a fala antes da apresentação, isso pode prejudicar você durante a apresentação, pois se você esquecer uma palavra, vai atrapalhar tudo.

Então, a dica é levar sempre um resumo como apoio, para isso tenta resumir as principais ideias ou mensagens e coloque as no papel, mude  os termos, mexa na estrutura da frases, crie outros sinônimos que melhor expressa sua teoria.

Esse exercício vai ser muito importante para garantir a sua fala, o resumo vai servir de apoio para toda a apresentação.

Com informações da abril, globo e serpalestrante

Comente!

comentário